domingo, 16 de junho de 2013

Plano de Aula de Números Racionais

TEMA: Números Racionais


PERCURSO: Conjunto dos Números Racionais


• Representação
• Operações e problemas (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação)
• Frações (equivalência, relação entre fração e decimal, novos significados para fração)
• Porcentagem


OBJETIVO GERAL:

• Adotar uma atitude positiva em relação à Matemática, ou seja, desenvolver sua capacidade de "fazer Matemática" construindo conceitos e procedimentos, formulando e resolvendo problemas por si mesmo e assim, aumentar sua auto-estima e perseverança na busca de soluções para um problema;
• Perceber que os conceitos e procedimentos matemáticos são úteis para compreender o mundo e, compreendendo-o, poder atuar melhor nele;
• Observar sistematicamente a presença da Matemática no dia-a-dia;
• Ser cooperativo com os colegas, em duplas ou em equipe, auxiliando, aprendendo com eles e respeitando-os.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Resolver problemas que envolvam as operações com Números Racionais;
• Reconhecer as diferentes representações de um Número Racional;
• Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados;
• Reconhecer as representações decimais dos Números Racionais como extensão de Sistema de Numeração Decimal, identificando a existência de "ordem" como décimos, centésimos e milésimos;
• Efetuar cálculos que envolvam operações com Números Racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação);
• Resolver problemas com Números Racionais que envolvam operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação)
• Resolver problemas que envolvam porcentagem.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

• Leitura de narrativas;
• Aula expositiva e dialogada;
• Valorizar a experiência do aluno, o conhecimento prévio e construir novos conhecimentos;
• Interpretação e resolução de situações problemas envolvendo Números Naturais, Inteiros e Racionais;
• Discussão e correção das atividades desenvolvidas.


RECURSOS:

• Jogos Matemáticos;
• Caderno do Aluno;
• Jornais e Revistas;
• Livro Didático;
• Vídeos.


RECUPERAÇÃO:

• Contínua e paralela;
• Acompanhamento do professor auxiliar.


AVALIAÇÃO:

• Participação nas atividades;
• trabalho em grupo;
• os alunos avaliados de forma contínua;
• prova escrita com questões discursivas (abertas) e optativas (objetivas).


JUSTIFICATIVA:

       O ensino da Matemática para o 9º Ano do Ensino Fundamental deve levar o aluno a ampliar e consolidar novos significados para os Números Racionais a partir de diferentes usos de contextos sociais e matemáticos. Assim, um bom Plano de Aula é muito importante para a construção e o aperfeiçoamento do conteúdo estudado, no caso "Números Racionais".

Membros do Grupo VI:
Rogéria Cortez de Barros
Rosicler Aparecida Martins Lopes
Sandra Helena Marcon Soares
Sereno Ferreira
Tatiana Ricci Evangelista
Valéria Buzatto Bittencourt de Lima

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