“As tarefas de leitura e escrita foram tradicionalmente atreladas ao trabalho na área de Língua Portuguesa e não necessariamente como tarefas a serem exploradas nas demais áreas de conhecimento. Outra ideia dominante, especialmente nos anos iniciais da escolaridade, é a de que o trabalho com a Matemática e com as demais disciplinas, somente pode ser iniciado quando a criança está "completamente alfabetizada".
Essas concepções indicam a necessidade de repensar as atividades de leitura e escrita, entendendo-se que o desenvolvimento da competência leitora e escritora dependem de ações coordenadas nas tarefas das várias áreas de conhecimento. Muitas vezes, nas aulas de Matemática, o professor tem grande preocupação com o "tempo" e com o "estar abandonando a Matemática" ao privilegiar a leitura e a interpretação dos enunciados de problemas e exercícios matemáticos.”
Portanto é notória a necessidade de se trabalhar com exercícios que gerem a problematização de situações que envolva não só a matemática como as outras disciplinas. Por isso cada vez mais é importante exercitar a competência leitora e escritora.
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